domingo, 17 de dezembro de 2017

Aventura na sala 2 anos!!

Neste ano letivo estou na sala 2 anos, com 13 pequenotes, e para me acompanhar nesta aventura conto a ajuda da minha colega de sala Maria João. Este grupo vem comigo da sala 1 ano, à exceção de uma criança. No ano letivo anterior, a estratégia que utilizamos foi tudo começa com uma canção pois numa fase inicial observei o interesse deles pela música que estimulava todos os seus sentidos, o que se manifestava por um enorme envolvimento nas atividades. Alguns temas que desenvolvemos estavam inseridos nos habituais (aqueles que não conseguimos mesmo fugir!!), mas também conseguimos ir por outros "caminhos" e abordar temas a partir dos seus interesses, como por exemplo, as emoções e o gostar do Eu e do outro ( o que teve como base canção dos HMB " O Amor é assim"). Apesar de tudo começar com uma canção procurava desenvolver atividades que integrassem as outras áreas de desenvolvimento.
Na sala dos 2 anos, a estratégia é tudo começa com ERA UMA VEZ..., tudo começa com uma história, ainda que continuemos a integrar todas as outra áreas

Aventura na sala 2 anos


Ao iniciar o ano letivo, e tendo em conta as observações iniciais de cada criança e do grupo, verifiquei que revelavam interesse pelo explorar de livros, pelo ouvir de histórias, tendo sido atividades que desenvolvi no período de adaptação. Tendo em conta o que observei do meu grupo de crianças, ao delinear o projeto pedagógico da minha sala defini como estratégia inicial de abordagem dos temas começar sempre com uma história.
 E a partir daqui já o próprio grupo começa a antecipar este nosso momento de “ Hora do Conto”, basta ver-me de livro e adereços na mão (sejam fantoches, sejam bonecos, seja eu vestida de fada…) que se nota o seu entusiasmo, a sua curiosidade para o que se vai passar.

A história é o início de todos os nossos temas mas também funciona como o fio condutor das atividades que vão sendo planificadas e que engloba todas as áreas. Neste momento, e pelas observações que faço do meu grupo de crianças posso afirmar :

Ler para crianças pequenas é importante porque...

- As crianças começam a apreciar e a valorizar a leitura de histórias (alicerces  para a formação de bons leitores)

- As crianças começam a valorizar  e a apreciar o livro através do prazer que lhes dá (têm curiosidade em manipular o livro fazendo-o com diversão, expressando alegria através do sorriso genuíno que as crianças têm)

- A escuta de histórias proporciona momentos prazerosos em grupo, estimula o seu imaginário, permite ampliar o seu vocabulário, possibilita a socialização entre as crianças (…)

Sem comentários:

Enviar um comentário