Na sala dos 2 anos, a estratégia é tudo começa com ERA UMA VEZ..., tudo começa com uma história, ainda que continuemos a integrar todas as outra áreas
Aventura na sala 2 anos
Ao
iniciar o ano letivo, e tendo em conta as observações iniciais de cada criança
e do grupo, verifiquei que revelavam interesse pelo explorar de livros, pelo
ouvir de histórias, tendo sido atividades que desenvolvi no período de
adaptação. Tendo em conta o que observei do meu grupo de crianças, ao delinear
o projeto pedagógico da minha sala defini como estratégia inicial de abordagem
dos temas começar sempre com uma história.
E a partir daqui já o próprio grupo começa a
antecipar este nosso momento de “ Hora do Conto”, basta ver-me de livro e
adereços na mão (sejam fantoches, sejam bonecos, seja eu vestida de fada…) que se nota o seu entusiasmo, a sua curiosidade
para o que se vai passar.
A
história é o início de todos os nossos temas mas também funciona como o fio
condutor das atividades que vão sendo planificadas e que engloba todas as
áreas. Neste momento, e pelas observações que faço do meu grupo de crianças
posso afirmar :
Ler para crianças pequenas é importante
porque...
- As crianças começam a apreciar e a valorizar a leitura de histórias (alicerces para a formação de bons leitores)
- As crianças começam a apreciar e a valorizar a leitura de histórias (alicerces para a formação de bons leitores)
-
As crianças começam a valorizar e a
apreciar o livro através do prazer que lhes dá (têm curiosidade em manipular o
livro fazendo-o com diversão, expressando alegria através do sorriso genuíno
que as crianças têm)
-
A escuta de histórias proporciona momentos prazerosos em grupo, estimula o seu
imaginário, permite ampliar o seu vocabulário, possibilita a socialização entre
as crianças (…)
Sem comentários:
Enviar um comentário