Ser Educadora? Em Creche?
Eu, que estudei para ser professora do 1ºciclo, e que cheguei
a pensar que seria aquele o meu caminho, a vida deu uma volta inesperada e
levou-me para a Educação de Infância. Ainda bem!
A minha primeira experiência foi como educadora na sala de
2 anos e lembro-me de ouvir muitas vezes, até durante o percurso de formação: “ Isso de estar em Creche nem é preciso
estudar, é só mudar fraldas e dar papinha”. O meu percurso como educadora não é muito
longo, mas de uma coisa tenho a certeza, mesmo para dar “papinha e mudar as
fraldas” é preciso saber o que se está a fazer e fazê-lo com profissionalismo ,
neste campo da alimentação há imensos pormenores a ter em conta como
introduções alimentares, alergias, relação que se estabelece com cada criança,
perceber ritmo/gostos de cada criança (…), no campo da Higiene ter cuidado de
fazer muda regular, perceber sensibilidade de pele de cada criança, perceber
sinais que as crianças nos dão (…)
Então não me chega “dar papinha e mudar fralda”? NÃO… há
tanto para aprender, todos os dias, com cada criança, com o grupo, com as famílias…
e não há crianças iguais, não há grupos iguais, não há famílias iguais… e NÃO
HÁ RECEITAS, há sim o nosso dever profissional de sermos humildes o suficiente
para aprender todos os dias. E sim há um suporte teórico que precisamos ter
para nos dar as “ferramentas” necessárias e aliar ao que vivenciamos na prática,
é importante ter capacidade de observar, sobretudo com crianças pequenas que
não é através das palavras que comunicam mas sobretudo através do seu próprio corpo
que nos transmite os sinais do que a criança sente, do que tem necessidade… mas
exige que eu esteja lá com ela, que nos olhemos verdadeiramente, que nos
permitamos sentir…
Para mim, trabalhar com crianças pequenas é um desafio diário
que me estimula à observação sobretudo dos detalhes pois é isso que me dá informação
fundamental para como hei-de estar com aquela criança, com aquele grupo… as
rotinas vão-se construindo na relação de confiança que vamos estabelecendo
entre nós… e sim o inicio do ano letivo é um momento difícil para a criança,
mas também para nós, mas a verdade é que é um momento em que nos vamos descobrindo
e adquirindo progressivamente uma relação de confiança e passa por nós
profissionais promovermos momentos que envolvam a criança/grupo, que estimule a
sua curiosidade, o seu interesse…
E há depois uma parte que para mim é a fundamental, o
estabelecermos a nossa relação emocional, a criança sentir confiança em nós,
sabendo diferenciar que não somos os pais/família, mas que somos também parte
da sua vida, do seu quotidiano… somos nós que vamos passar maior parte dia com
ela, somos nós que vamos ter privilégio de presenciar tantas novidades
(primeiras palavras, primeiros passos, primeiros conflitos, primeiras
pintadelas, primeiros saltos…)
E as famílias? São os nossos parceiros mais importantes… quem
ama mais a criança? Quem a conhece melhor? Quem quer o melhor para ela? E as famílias
devem fazer parte da rotina da sala, não tem mal nenhum perguntarem, não tem
mal nenhum sugerirem, não tem mal nenhum partilharem… as portas da sala é para
estarem abertas à presença das famílias… cada criança tem a sua família que é
para ser envolvida, que é para ser respeitada ( e para mim isso é um ponto
muito IMPORTANTE, o que a família nos transmite é sigilo não é para se andar a
falar fora do âmbito sala, a isso se chama profissionalismo )
Afinal o que é isso de ser Educadora? Para mim, um desafio
diário que me estimula a dar o melhor de mim, é um privilegio fazer parte do
percurso de crescimento dos nossos pequenotes e vê-los a cada dia CRESCER, e
permitirem que eu cresça com eles é muito ESPECIAL… para mim, ser educadora também
é dar "papinha e mudar fralda", mas é mais do que isso, é muito mais… é tanto SENTIR
que não há palavras que o consigam descrever… para mim… mais que um percurso
profissional, faz parte de mim!
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