sábado, 1 de dezembro de 2018

Educadora... dar papinha e mudar fraldas??


Ser Educadora? Em Creche?


Eu, que estudei para ser professora do 1ºciclo, e que cheguei a pensar que seria aquele o meu caminho, a vida deu uma volta inesperada e levou-me para a Educação de Infância. Ainda bem!

A minha primeira experiência foi como educadora na sala de 2 anos e lembro-me de ouvir muitas vezes, até durante o percurso de formação:  “ Isso de estar em Creche nem é preciso estudar, é só mudar fraldas e dar papinha”.  O meu percurso como educadora não é muito longo, mas de uma coisa tenho a certeza, mesmo para dar “papinha e mudar as fraldas” é preciso saber o que se está a fazer e fazê-lo com profissionalismo , neste campo da alimentação há imensos pormenores a ter em conta como introduções alimentares, alergias, relação que se estabelece com cada criança, perceber ritmo/gostos de cada criança (…), no campo da Higiene ter cuidado de fazer muda regular, perceber sensibilidade de pele de cada criança, perceber sinais que as crianças nos dão (…)

Então não me chega “dar papinha e mudar fralda”? NÃO… há tanto para aprender, todos os dias, com cada criança, com o grupo, com as famílias… e não há crianças iguais, não há grupos iguais, não há famílias iguais… e NÃO HÁ RECEITAS, há sim o nosso dever profissional de sermos humildes o suficiente para aprender todos os dias. E sim há um suporte teórico que precisamos ter para nos dar as “ferramentas” necessárias e aliar ao que vivenciamos na prática, é importante ter capacidade de observar, sobretudo com crianças pequenas que não é através das palavras que comunicam mas sobretudo através do seu próprio corpo que nos transmite os sinais do que a criança sente, do que tem necessidade… mas exige que eu esteja lá com ela, que nos olhemos verdadeiramente, que nos permitamos sentir…

Para mim, trabalhar com crianças pequenas é um desafio diário que me estimula à observação sobretudo dos detalhes pois é isso que me dá informação fundamental para como hei-de estar com aquela criança, com aquele grupo… as rotinas vão-se construindo na relação de confiança que vamos estabelecendo entre nós… e sim o inicio do ano letivo é um momento difícil para a criança, mas também para nós, mas a verdade é que é um momento em que nos vamos descobrindo e adquirindo progressivamente uma relação de confiança e passa por nós profissionais promovermos momentos que envolvam a criança/grupo, que estimule a sua curiosidade, o seu interesse…

E há depois uma parte que para mim é a fundamental, o estabelecermos a nossa relação emocional, a criança sentir confiança em nós, sabendo diferenciar que não somos os pais/família, mas que somos também parte da sua vida, do seu quotidiano… somos nós que vamos passar maior parte dia com ela, somos nós que vamos ter privilégio de presenciar tantas novidades (primeiras palavras, primeiros passos, primeiros conflitos, primeiras pintadelas, primeiros saltos…)

E as famílias? São os nossos parceiros mais importantes… quem ama mais a criança? Quem a conhece melhor? Quem quer o melhor para ela? E as famílias devem fazer parte da rotina da sala, não tem mal nenhum perguntarem, não tem mal nenhum sugerirem, não tem mal nenhum partilharem… as portas da sala é para estarem abertas à presença das famílias… cada criança tem a sua família que é para ser envolvida, que é para ser respeitada ( e para mim isso é um ponto muito IMPORTANTE, o que a família nos transmite é sigilo não é para se andar a falar fora do âmbito sala, a isso se chama profissionalismo )

Afinal o que é isso de ser Educadora? Para mim, um desafio diário que me estimula a dar o melhor de mim, é um privilegio fazer parte do percurso de crescimento dos nossos pequenotes e vê-los a cada dia CRESCER, e permitirem que eu cresça com eles é muito ESPECIAL… para mim, ser educadora também é dar "papinha e mudar fralda", mas é mais do que isso, é muito mais… é tanto SENTIR que não há palavras que o consigam descrever… para mim… mais que um percurso profissional, faz parte de mim!

Sem comentários:

Enviar um comentário