sábado, 6 de julho de 2019

VAMOS DORMIR??



Começa mais um dia no Ninho dos Corujinhas… a manhã é marcada por vários momentos, momentos de exploração livre do espaço de sala ou exterior, Momento do Bom dia,momentos dirigidos incidindo no desenvolvimento dos projetos de cada sala, momento de Higiene, momento de preparação sala para sesta, momento almoço… e chegamos à Hora da Sesta…

A Sesta faz parte das rotinas do nosso dia… e quem nunca ouviu a seguinte afirmação “ Que bom tudo a dormir a sesta sem fazer nada”?

Vamos lá desfragmentar esta afirmação… “Tudo a dormir a sesta” , parece-me que incluem crianças e o adulto que está vigiar. Não concordo com o “ TUDO”, primeiro porque aponta para uma certa obrigatoriedade, na verdade, as crianças vão para a cama (catre) para descansar, não há um botão que se liga e por magia ficam todas a dormir, umas crianças deitam-se e adormecem imediatamente outras vão adormecendo gradualmente, outras até nem dormem mas mantêm-se na tranquilidade da sua cama (muito raro acontecer). A manhã é composta por vários momentos em que a criança gasta muita energia, por outro lado, há crianças que chegam pelas 7h, por isso o adormecerem depende de vários factores.

O “Tudo” ao abranger o adulto que está a vigiar a sesta, e tendo em conta a realidade em que trabalho neste momento, está totalmente errado, e a minha postura é de me deitar como as crianças, normalmente junta aquelas que demoram mais tempo a adormecer, e se tal não acontecer isso vai ter repercussão nas crianças, se eu tiver a realizar alguma tarefa, as crianças vão se centrar no que eu estou a fazer e torna-se mais difícil para elas relaxarem, se é para deitar porque razão a Ana não o faz como nós? E sim o momento Sesta, como momento de calma seria o ideal para que o adulto pudesse adiantar certas tarefas, e poderá fazê-lo desde que não prejudique as crianças, se for algo que evite que a criança tranquilize estará a prejudicar a rotina e será preferível fazê-lo noutro momento. Um outro aspeto que para mim é extremamente importante, é a obrigatoriedade SEMPRE, da presença de um adulto mas um estar de alerta, ainda que estejam todas as crianças a dormir, jamais o adulto deverá ausentar-se da sala… num grupo que tive, durante a sesta uma criança teve uma convulsão e teve ser imediatamente socorrida, se a auxiliar não estivesse na sala, e em modo vigilante, poderia ter ocorrido uma tragédia… por isso reforço… Vigilância obrigatória e em modo Alerta.



Um outro aspeto que considero muito importante, tal como em todas as rotinas, é respeitar cada criança e as suas necessidades, há crianças que dormem mais, há crianças que acordam mais cedo… e temos de ir encontrando estratégias para conseguir dar resposta a cada uma, eu já tive grupos em que uma criança acordava mais cedo para termos o nosso momento que era tão simples como troca sorrisos, dar mão… já tive criança que ao acordar se recusa a estar deitada, a minha estratégia passou por sentá-la ao meu lado e deixa-la explorar algum brinquedo preferido ou livro… não há receitas, há estratégias que vamos usando conforme a criança, mas também mantendo as necessidades de quem está dormir.



O levantar…

Para mim, é importante manter a tranquilidade do momento da Sesta, ir levantando com calma, passar higiene, calçar, pentear… e no momento de retirar catres porque não fazer espécie de jogo: de quem é o catre? Quanto catres temos (contagens), cores lençóis/ mantas ; texturas… e gradualmente ir envolvendo as crianças na organização da sala dando lhes algumas responsabilidades (EX:reunir almofadas)



Concluindo…

Como Educadora considero o momento da Sesta uma rotina importante, é um momento para descansar corpo e mente, traz a tranquilidade necessária para que a criança renove a sua energia, seja a dormir ou a descansar é importante a criança ter o seu MOMENTO de pausa. Reforço mais uma vez a importância do adulto na vigilância à sesta num estar que deve ser sempre de alerta. E que privilegio é também acompanhar este momento e perceber a tranquilidade das crianças manifestada através da postura corporal, do próprio respirar, e isto só acontece quando a criança se sente confiante… e não há nada melhor que sentir que as nossas crianças estão bem. E dormir/descansar também é CRESCER FELIZ!





Para reflexão

https://www.publico.pt/2017/06/01/sociedade/noticia/alerta-dos-pediatras-nao-dormir-a-sesta-e-tao-grave-como-nao-comer-1774203

Sem comentários:

Enviar um comentário