terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Não sou uma Educadora “ Mãos de Fada!” (nem quero ser)






Há já alguns dias que tenho este texto a pairar na minha cabeça, não sabia se lhe dava “vida” ou não… é um tema que pode ferir algumas susceptibilidades… a intenção não é atacar ninguém, cada um sabe de si e que caminho percorre (muita vezes porque tem mesmo de percorrer esse caminho)… é apenas uma reflexão minha tendo em conta o Projeto de que faço parte e o caminho que quero percorrer enquanto educadora… por isso é uma reflexão para provocar reflexão em quem quiser, quem não quiser que passe ao lado, a isto se chama Liberdade de escolha!



É Carnaval, ninguém leva a mal!


Estes dias e mais dias para serem comemorados (ainda que não haja nenhuma Lei que nos obrigue a tal) deixam-me um pouco stressada… tiram-nos tempo para realmente dedicarmos a temas que são do interesse de quem interessa, as Crianças! Mas há dias que são difíceis de contornar, e o Carnaval inclui-se no lote… por isso a estratégia da nossa equipa Ninho dos Corujinhas passou por planificar  tendo por base a canção “ Doidas, doidas andam as galinhas” que é tão apreciada pelas nossas crianças , e a partir daí desenvolver atividades que integrassem as diferentes áreas de desenvolvimento/ conteúdo.






As atividades:

 Com o Projeto  pretendíamos viver o Carnaval com as nossas crianças, tendo em conta as diferentes faixas etárias, e assim foram desenvolvidas várias atividades, como:


- Canção “ Doidas, doidas andam as galinhas”- conciliação da música com a expressão corporal; recorremos à caixinha instrumentos musicais para que houvesse um maior envolvimento das crianças;



- Observação de Imagens reais: estimular o dialogo sobre o que estão a observar; momento de partilha entre as crianças;



- Caixinha tesouros de Carnaval: um sucesso! Desperta a curiosidade e a Imaginação… numa fase inicial há alguma vergonha mas depois de se desinibirem é um privilégio observar as descobertas de cada um e de todos ;





- Exploração livros


- Brincadeira com serpentinas e balões


- Visita dos pintainhos: a presença real do animal é sempre um momento muito apreciado pelas crianças, umas mais inibidas, outras totalmente desinibidas, a curiosidade, a descoberta…


- Parceria com os amigos avozinhos do Centro de Dia (** reflexão a ser feita isoladamente)





A atividade

O DESFILE…


O Desfile aparece aqui em letra maiúscula meio em tom provocatório pois foi esta atividade que originou esta minha reflexão. E começo por afirmar que o Desfile é uma atividade que integra o Projeto, não é o Projeto em si, o tema é para ser desenolvido através das diversas atividades e não se resume apenas ao DESFILE.
A nossa instituição foi convidada pela nossa Câmara a participar no Desfile onde estariam todas as escolas do concelho. Aquando deste convite tentamos perceber se havia tema definido, e como não havia, utilizamos a mesma estratégia de outros Projetos… partir dos interesses das crianças, daí tudo começou com a canção “ Doidas, doidas andam as galinhas”, e assim definiu-se que no Desfile as crianças iriam de Pintainhos e a equipa de Galinhas. Para tal contamos com a colaboração das famílias que ficaram encarregues de tratar do disfarce, não havia qualquer “regra”, o que pedimos era que fossem de pintainhos uma vez que integrava o Projeto que estávamos a desenvolver com os grupos.

Tal como no ano anterior, participamos todos no Desfile, o berçário, sala 1 ano, sala 2 anos e sala de JI… e como se consegue levar bebés para um desfile? Contamos com a colaboração das famílias que nos acompanharam integrando também o desfile e vivendo esta atividade todos juntos… 


No DESFILE estavam todos os estabelecimentos de ensino do concelho, muita cor, muita alegria… e ouço alguém referir-se a um grupo que estava junto a nós “ Que maravilha de fatos, são mesmo Educadoras mãos de fada”… e sim, estavam lindíssimos, PERFEITOS…

Mas vamos falar a sério sobre aquele tema que todos que trabalham com crianças sabem mas não se fala… assunto tabu??? De que momentos resultam estes disfarces tão PERFEITOS que são feitos nas Instituições? Ou as equipas fazem horas extraordinárias, ou levam trabalho para casa… OU…  faz-se no dia a dia? E se isso acontece tenho algumas questões (sim questões porque algumas respostas conheço, e muitos de vocês conhecem mas mais vale pensarmos que não acontece) :

- O que fazem as crianças nos momentos em que os adultos da sala estão a fazer os fatos PERFEITOS?

- Quem garante o normal decurso das rotinas ?

- Quem ouve a(s) criança (s)?

- Quem observa a(s) criança (s)?

- Quem vigia o seu sono?


Afinal que custo tem para as crianças esses fatos tão PERFEITOS que só serão utilizados no momento do DESFILE e não se podem estragar, pois apesar de nunca mais voltarem a ser usados vão ter de se manter PERFEITOS nem que seja na caixa que vai para o sótão!

Na verdade há soluções para a perfeição, fatos feitos com o apoio das famílias e assim garantir um envolvimento destes no percurso de crescimento das suas crianças… mas não ficam tão Perfeitos? Ficam mais perfeitos pois resultam da Partilha, da interajuda, do Amor, do envolvimento daqueles que não os nossos melhores parceiros, as famílias! 




Afinal que Educadores queremos nós ser , mãos de Fada? Eu quero ser uma Educadora coração de Fada, capaz de olhar, de ouvir cada uma das minhas crianças, capaz de garantir que os seus dias são recheados de vivências reais, de descobertas, e para isso eu tenho de estar com ela, mas um ESTAR à séria… nem sempre é possível seguir este caminho pois há factores de muita influência que não o permitem, felizmente faço parte de um projeto que me permite seguir o meu caminho, e isso é um privilégio… mas quando se faz com Amor tudo se consegue… de uma coisa tenho a certeza NÃO SOU UMA EDUCADORA MÃOS DE FADA, E NEM QUERO SER!



2 comentários:

  1. Trabalhei 8 anos como educadora e deixei por alguns motivos mas escolha própria. Felizmente consegui nos últimos 2 anos atingir este pensamento e dejxar de trabalhar pelo belo mas naquilo que as crianças queriam... Foram os melhores anos de trabalho k tive

    ResponderEliminar
  2. Trabalhei 8 anos como educadora e deixei por alguns motivos mas escolha própria. Felizmente consegui nos últimos 2 anos atingir este pensamento e dejxar de trabalhar pelo belo mas naquilo que as crianças queriam... Foram os melhores anos de trabalho k tive

    ResponderEliminar