terça-feira, 27 de fevereiro de 2018


Mapa de presenças


Na parede da nossa sala foi “construída” uma casinha que passou a integrar o nosso espaço, o Mapa de Presenças (Quem veio hoje à Creche). O Mapa é constituído pela base onde estão fotos de todas as crianças, fotos a preto e branco. Junto ao mapa está uma caixa onde estão as mesmas fotos mas com cor. Para marcar a presença cada criança deve colocar a sua foto com cor em cima da foto a preto e branco (afixam através velcro). – CORRESPONDÊNCIA IMAGENS (estimular observação do “eu” e dos “outros”)

Como reagiram pequenotes?

Primeiro a curiosidade, os olhares em que uns observavam pelo canto do olho (um observar distanciado), outros iam identificar de quem eram as fotos dizendo os nomes.

Conversamos um pouco sobre aquela “casinha”, mostrei como se colocavam fotos, experimentaram, combinamos que as fotos apenas poderiam ser retiradas quando fossem embora.

O 1ºdia …

A marcação de presença ocorreu consoante cada criança foi chegando à sala o que permitiu que fosse um momento entre a criança e a educadora; todos colocaram no local certo. Posteriormente, durante o momento da maçã, e com o objetivo de tornar aquele recurso algo de pertença do grupo, observamos todas as fotos, contamos o número de fotos, e foram surgindo várias conversas das observações que iam fazendo (ex: quem estava lado de quem, a roupa, o cabelo). Curiosamente, a nossa “casinha” manteve as fotos e só no final do dia consoante a saída de cada criança foram sendo retiradas, o que se tem verificado nos dias seguintes. Tenho também observado crianças junto casinha a conversar sobre as fotos sobre os colegas, características…



Refletindo

·        O Mapa Presença como recurso pertencente à rotina da sala

·        Permite trabalhar a noção de pertença a um grupo

·        Estimula capacidade de observação

·        Possibilita a contagem; noção número; em cima/baixo/lado

·        Estimula o desenvolvimento da linguagem

(…)



E assim vamos Crescendo Felizes!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário