sábado, 23 de março de 2019


Olha  o balão! E agora? Vamos ou não vamos?

Um final de tarde marcado por um momento tão especial…o nosso Ninho dos Corujinhas situa-se frente a um terreno onde já se tornou usual os balões de ar quente subirem, e foi o que aconteceu neste final de dia, mal vimos algumas movimentações lá fomos nós portão fora para aproveitar esta oportunidade. Enquanto o balão ia ganhando forma, começamos por correr um pouco, apanhar flores e pedras, brincar com paus, entretanto alguns pais (e avó) foram chegando e juntaram-se a nós…já com balão pronto para subir para o céu, sentamo- nos e observamos, sopramos para ajudar o balão a subir, cantamos e observamos o balão gigante azul a subir para o céu… Um momento especial… observar os olhinhos brilhantes dos pequenotes a usufruir daquela experiência e cada um a usufruir à sua maneira… oportunidades de aprendizagem que surgem de um modo tão natural mas onde há tanto para observar, vivenciar, aprender…Crescer!

Momento(s) de aprendizagem: Observamos o balão Gigante, de cor azul, subir/descer, a interação entre as crianças, a partilha destas observações, o envolvimento das famílias, o estimular uso de vocabulário, a música, o soprar, o voar como o balão… tantas áreas de desenvolvimento presentes neste momento tao cheio de tanto…

E a planificação? Sim, planificar é muito importante pois ajuda-nos a estruturar os projetos que vamos desenvolver, no entanto, e esta foi uma aprendizagem que tive de fazer através de uma reflexão individual (pois na minha formação como professora 1ºciclo a planificação era encarada de um modo mais rígido), as planificações não têm de ser cumpridas à risca, temos ter capacidade de deixar “espaço” para as oportunidades de aprendizagem que vão surgindo, e por isso mesmo é tão importante termos sempre ativa a nossa capacidade de Observação.

 “Planear permite, não só antecipar o que é importante desenvolver para alargar as aprendizagens das crianças, como também agir, considerando o que foi planeado, mas reconhecendo simultaneamente oportunidades de aprendizagem não previstas, para tirar partido delas.” (OCEPE; pág.15)

No exemplo que apresentei do irmos observar o balão a levantar voo pudemos comprovar isso mesmo, as oportunidades de aprendizagem surgem de um modo natural e temos de ter a capacidade de usufruir das mesmas com os nossos pequenotes, e neste caso, até tivemos a possibilidade de envolver os familiares que iam chegando… foi realmente um momento de muitas aprendizagens de um modo natural, várias áreas de conteúdo foram desenvolvidas e cada criança vivenciou aquele momento à sua maneira… é realmente um privilégio usufruir de momentos assim, refletir sobre o que vivenciamos, o que observamos de cada criança e do grupo, utilizar este mesmo momento em outras situações que planeamos (ex: ao usar cor azul referir o balão Gigante)…

Confesso, como profissional de Educação de Infância que chegar a este caminho não foi fácil, numa fase inicial tive de me “libertar” da rigidez da formação enquanto professora 1ºciclo e perceber que a planificação é um guia não é algo que temos cumprir com rigidez, temos dar espaço ao que surge naturalmente, ao interesse ou não da criança e das crianças, ao termos capacidade de também passar isso mesmo para as famílias, mais que cumprir objetivos estabelecidos é importante ter abertura para receber o que vai surgindo do tanto que nos rodeia e ir redefinindo o que temos planeado … quando comecei a perceber a riqueza das oportunidades de aprendizagem na prática através do envolvimento das crianças foi quando eu como profissional também consegui libertar-me da referida “rigidez”, considero que é importante organizarmo-nos e estruturarmos os projetos que estamos a desenvolver mas também ter capacidade de os enriquecer com o tanto que vai surgindo…

E assim, todos juntos, A CRESCER SOMOS FELIZES!

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