Olha o balão! E agora? Vamos ou não vamos?
Um final de tarde
marcado por um momento tão especial…o nosso Ninho dos Corujinhas situa-se
frente a um terreno onde já se tornou usual os balões de ar quente subirem, e
foi o que aconteceu neste final de dia, mal vimos algumas movimentações lá
fomos nós portão fora para aproveitar esta oportunidade. Enquanto o balão ia
ganhando forma, começamos por correr um pouco, apanhar flores e pedras, brincar
com paus, entretanto alguns pais (e avó) foram chegando e juntaram-se a nós…já
com balão pronto para subir para o céu, sentamo- nos e observamos, sopramos
para ajudar o balão a subir, cantamos e observamos o balão gigante azul a subir
para o céu… Um momento especial… observar os olhinhos brilhantes dos pequenotes
a usufruir daquela experiência e cada um a usufruir à sua maneira…
oportunidades de aprendizagem que surgem de um modo tão natural mas onde há
tanto para observar, vivenciar, aprender…Crescer!
Momento(s) de
aprendizagem: Observamos o balão Gigante, de cor azul, subir/descer, a
interação entre as crianças, a partilha destas observações, o envolvimento das famílias,
o estimular uso de vocabulário, a música, o soprar, o voar como o balão… tantas
áreas de desenvolvimento presentes neste momento tao cheio de tanto…
E
a planificação? Sim, planificar é muito importante
pois ajuda-nos a estruturar os projetos que vamos desenvolver, no entanto, e
esta foi uma aprendizagem que tive de fazer através de uma reflexão individual (pois
na minha formação como professora 1ºciclo a planificação era encarada de um
modo mais rígido), as planificações não têm de ser cumpridas à risca, temos ter
capacidade de deixar “espaço” para as oportunidades de aprendizagem que vão
surgindo, e por isso mesmo é tão importante termos sempre ativa a nossa capacidade
de Observação.
“Planear permite, não só antecipar o que é
importante desenvolver para alargar as aprendizagens das crianças, como também
agir, considerando o que foi planeado, mas reconhecendo simultaneamente
oportunidades de aprendizagem não previstas, para tirar partido delas.”
(OCEPE; pág.15)
No exemplo que
apresentei do irmos observar o balão a levantar voo pudemos comprovar isso
mesmo, as oportunidades de aprendizagem surgem de um modo natural e temos de
ter a capacidade de usufruir das mesmas com os nossos pequenotes, e neste caso,
até tivemos a possibilidade de envolver os familiares que iam chegando… foi
realmente um momento de muitas aprendizagens de um modo natural, várias áreas
de conteúdo foram desenvolvidas e cada criança vivenciou aquele momento à sua maneira…
é realmente um privilégio usufruir de momentos assim, refletir sobre o que
vivenciamos, o que observamos de cada criança e do grupo, utilizar este mesmo momento
em outras situações que planeamos (ex: ao usar cor azul referir o balão Gigante)…
Confesso, como
profissional de Educação de Infância que chegar a este caminho não foi fácil,
numa fase inicial tive de me “libertar” da rigidez da formação enquanto
professora 1ºciclo e perceber que a planificação é um guia não é algo que temos
cumprir com rigidez, temos dar espaço ao que surge naturalmente, ao interesse
ou não da criança e das crianças, ao termos capacidade de também passar isso
mesmo para as famílias, mais que cumprir objetivos estabelecidos é importante
ter abertura para receber o que vai surgindo do tanto que nos rodeia e ir
redefinindo o que temos planeado … quando comecei a perceber a riqueza das
oportunidades de aprendizagem na prática através do envolvimento das crianças
foi quando eu como profissional também consegui libertar-me da referida “rigidez”,
considero que é importante organizarmo-nos e estruturarmos os projetos que
estamos a desenvolver mas também ter capacidade de os enriquecer com o tanto
que vai surgindo…
E assim, todos juntos, A CRESCER SOMOS FELIZES!
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