domingo, 10 de março de 2019

Quem disse que o céu é azul? ( ENTRE O REAL E A IMAGINAÇÃO)





(Foto gentilmente cedida por José João Ferreira: vila de Coruche)


Sentadas na mesa de folha branca à frente e lápis na latinha, tudo preparado? Toca a desenhar LIVREMENTE… mas será mesmo assim? O sol é ali em cima (mas às vezes não o vemos espelhado na água?) a flor aqui, o pássaro tem de ser desenhado no céu (os pássaros costumam pousar no chão) … finalizado esse desenho que fizeste LIVREMENTE, toca a pintar… o céu rosa e azul? As ervas em verde estranho (mistura verde alface, verde escuro…)? As flores azuis ou pretas? 


Afinal o que quer dizer a palavra LIVREMENTE?

li·vre·men·te
(livre + -mente)

advérbio

1. De modo livre.

2. Sem restrições ou limitações.


"livremente", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/livremente [consultado em 10-03-2019].



Quem não viveu uma experiência assim enquanto criança ou enquanto profissional? Mas acontece, pedimos às crianças para serem livres nas suas realizações, para utilizarem a Imaginação e depois vimos munidos de regras estabelecidas pela realidade… afinal o que pretendemos? Crianças (realmente) livres ou que façam o que queremos? Não têm elas os seus próprios gostos, a sua própria visão da realidade… e na verdade, o céu nem sempre é azul, as ervas têm mil e uma tonalidades de verde, as flores são de mil e uma cores… afinal quem não anda a observar o que nos rodeia… A criança ou o adulto? Parece que nós adultos deixamos de ter a capacidade de observar mais do que o óbvio, e a nossa capacidade Imaginação onde está? E assim o que passamos para as gerações mais novas? Não Imaginem, não Sonhem , não sejam crianças, não brinquem, não … não… não

Impomos limites e mais limites e depois queixamo-nos que cada vez mais cedo temos crianças tristes, crianças a ter dificuldade em Sorrir, crianças que nem parecem crianças…



E tudo pode ser tão simples… o primeiro passo começa em nós, os adultos, em também nós termos capacidade de continuar a Imaginar… e para isso não temos de ser os “palhacitos “ , basta proporcionar- nos experiências realmente estimulantes, desafiadoras capazes de despertar nas nossas crianças a sua capacidade de Sonhar… que mal tem numa corrida pelo campo essa mesma se transformar num voo de passarito , ou a flor que fala connosco… ser Livre é não ter limitações, puder ser quem quero, o que quero… Ser livre é Ser Feliz!





Sem comentários:

Enviar um comentário