A euforia do Natal já
passou… e agora? Dia de Reis, Inverno? NÃO… agora é tempo de Caracóis, gostamos
tanto deles!!
Na frente das
instalações do nosso Ninho dos Corujinhas há um terreno que costumamos frequentar
com muita regularidade, é um espaço amplo, composto por árvores, flores,
pauzinhos, pedras, terras… a Natureza no seu melhor e que nos permite usufruir
de momentos únicos. Nas idas ao “terreno dos pauzinhos” observei em vários
momentos o interesse das crianças por caracóis, gostam observar onde estão,
brincam com as conchas como se fossem personagens de histórias que inventam,
fazem contagens, têm diálogos entre si sobre os caracóis, e essas mesmas
observações foram a base para o projeto “ Caracol, caracolinho” (pois várias
vezes os ouvi chamar pelos caracóis usando esta mesma expressão).
No esquema do projeto
procurei abranger várias áreas de desenvolvimento, de qualquer modo, não é uma
planificação rígida, pelo contrário, há abertura para surgirem outras
atividades, quer através propostas/interesses das crianças, através
observações, através propostas famílias (…)
ESQUEMA
PROJETO “ Caracol, caracolinho”
E
tudo começa com a história “ Caracol, caracola”
O gosto pelos livros
não é algo que se ensine, é estimulado através do contato com os mesmos, e
quanto mais regulares forem esses contatos maior ligação se estabelece entre a
criança e o livro. Assim, enquanto educadora acredito que a utilização de uma
história para iniciar um projeto é uma estratégia muito enriquecedora, é um fio
condutor que marca o início do projeto mas que se vai mantendo ao longo do
mesmo possibilitando uma interligação entre todas as áreas de desenvolvimento que
se envolvem entre si e não ocorrem isoladamente.
Para a Hora do Conto
não utilizei o livro em formato original, mas optei por fazer um livro com as
imagens em A3 que colei em cartão e apliquei alguns estímulos sensoriais.
Partindo da história,
que é sempre a base do projeto, realizamos várias atividades:
- Canção- com
utilização caixinha de instrumentos
- Pintura de imagem
caracol/ aplicação pedaços Eva- cada criança escolhe livremente a cor que quer
utilizar
- Eu sou um caracol-
brincar aos caracóis , faz de conta…
As
famílias, os nossos parceiros
Antes de iniciarmos o
projeto pedimos a colaboração das famílias para que nos enviassem material
relacionado com o tem, e no dia que demos inicio ao projeto tivemos uma
agradável surpresa, o carteiro veio entregar uma encomenda e quando abrimos a
caixa descobrimos 2 livros sobre caracóis, foram enviados pela mãe da nossa
Alexandra. Ficamos tão Felizes!!! Uma contribuição que veio enriquecer tanto o
nosso projeto!
Recebemos ainda um
caracol sensorial feito pela mãe da nossa Maria Rita e uma caixa de conchas de
caracóis que a pequenota apanhou com a prima na horta do pai Luís, e que fez
questão de contar aos amigos essa mesma experiência.
Partilhando
com os bebés
O projeto que começou a
partir do interesse das crianças da sala 2 anos estendeu-se à sala do berçário.
Num 1ºmomento levamos o nosso livro sensorial “ Caracol, Caracola” para mostrar
aos bebecas… e resultou em momentos de PARTILHA tão bons para todos, os bebes
com o seu olhar curioso para o que se estava a passar, o grupo 2 anos numa
primeira fase meio envergonhados mas depois a querer mostrar, a querer envolver
os bebes… num 2ºmomento partilhamos a canção utilizando a caixinha de
instrumentos musicais…
Momentos
de Partilha são momentos muito especiais para todos…
para os bebés pois contatam com crianças maiores, desperta-lhes a curiosidade,
estabelecem-se ligações afectivas… para as crianças grupo 2 anos que se sentem
orgulhosas em mostrar as “suas coisas”, há uma sensibilidade ao lidar com os
bebes… vivências simples e únicas para todos…
CARACOL,
CARACOLINHO…
E é pela OBSERVAÇÃO que
tudo começa… vê-los em contato com a Natureza, nas suas explorações, nas suas
descobertas… observar os seus interesses… poderíamos seguir o caminho do “mais
do mesmo”, mas não seria igual… gostam de Caracóis? SIM… então vamos seguir o
vosso caminho, posso ir ao vosso lado?
A OBSERVAÇÃO… que
importante é ter um olhar desperto pois cada criança, o grupo vai-me manifestar
aquilo que gosta através de brincadeiras, de conversas, de explorações… mas não
é fácil! Temos dúvidas, temos receios… mas faz parte… por mais leituras de
fazemos, por formações que vamos tendo, por partilhas… é apenas na concretização
que percebemos que caminho querem as crianças fazer, e temos de ter a
capacidade de continuar caso haja interesse ou de recuar caso não haja
interesse… e a isto se chama CRESCER!
Não há receitas, cada
criança é uma criança, cada grupo é um grupo, cada contexto é um contexto… mas
há o nosso percurso enquanto profissionais de educação, para mim o que me faz
sentido é partir daquilo que observo, planificar, refletir, reformular,
refletir… e sim tenho dúvidas, e sim recuo quando tenho de recuar, e sim avanço
por outro caminho se assim fizer mais sentido para as crianças, porque o mais
importante é que se sintam envolvidas, que façam descobertas, que partilham,
que ocorram vivências únicas e com significado… e a isso se chama CRESCER
FELIZ!
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