“Gosto
de ti
Desde
aqui até à Lua
Gosto
de Ti
Desde
a Lua até aqui
Gosto
de ti
SIMPLESMENTE
porque Gosto
E é
tão bom viver assim!”
( André Sardet)
2019,
séc. XXI, uma era marcada pela tecnologia que invadiu toda a nossa vida… tablets, pc´s, iphone´s … teclar ao invés de se conversar, teclar ao
invés de se beijar, teclar ao invés de se mimar… esperem já nem é teclar, é “passar
o dedo” por écrans , e sim já observei, em vários momentos, crianças bem
pequenas a reproduzir esse gesto… o que andamos nós geração adulta a passar às
nossas crianças?
Nós
que temos nas nossas memórias tantos afetos … o abraço dos nossos amigos, o colo da avó
quando me contava uma história da sua memória, o beijo da mãe para tratar a
ferida, a mão do pai que nos dava confiança para tudo enfrentar, o correr na
rua, o sentir a chuva na cara, o som do “amola tesouras”… tantas memórias de
afetos, de vivências, de Amor…
URGENTE… EMOÇÕES PRECISAM-SE!
E sim
nos dias de hoje tudo é diferente e não devemos (nem conseguimos) ser radicais,
mas podemos trazer mais vivências emocionais para este mundo tão racional… e
pequenos passos podem fazer a diferença, e sim, nós (educadores, pais, amigos…)
somos os modelos para as nossas crianças… mais que procurar ensinar EMOÇÕES,
devemos VIVER EMOÇOES!
BOM DIA, BOA TARDE… Quando saio com um grupo para o exterior se passamos por
alguém o que fazemos? Cumprimentamos… se eu cumprimento, e estimulo as crianças
a fazerem-no acaba por se tornar em algo rotineiro para elas… isto é viver emoções: cumprimento-te, olho
para ti, vejo-te, sorrio… e em vários momentos em que estas situações se
verificaram pude observar o “brilho “ no olhar de quem recebeu este cumprimento…
mas não deveria fazer parte do relacionamento entre pessoas? … não se ensina a cumprimentar,
cumprimentamo-nos!
GOSTO DE TI… é para usar e abusar, pelo menos não conheço nenhuma lei
que o proíba, e deve fazer parte do nosso vocabulário quotidiano com as
crianças, não devem ter qualquer inibição em dizê-lo, em senti-lo, e sim
devemos estimula-las, entre si, a dizerem o que sentem uns pelos outros… e há
momentos em que estão zangadas e não gostam tanto, e não tem mal nenhum,
importante é sentir, e sentir em liberdade, sentir com verdade, e não ter
vergonha de dizer GOSTO DE TI… não se
ensina a dizer Gosto de TI, diz-se!
BEIJINHOS, BEIJOCAS, BEIJO COM BARULHO… o beijo deve surgir da vontade de
cada um, também não sou apologista do beijar “obrigatório” pois isso tira a
essência do que deve significar o beijar que deve ser uma manifestação de
carinho, e não existe carinho por obrigação… numa fase inicial é perfeitamente
normal a criança não nos querer beijar… quem és tu que chegaste agora à minha
vida para estares a querer beijos meus? Tens de os merecer! E vai acontecer de
um modo natural quando a criança sentir confiança para que tal aconteça, e
quando acontece é muito especial porque é dado com sinceridade. Beijar é uma
manifestação de afeto e não tem mal nenhuma manifestar o que estamos a sentir…
há um jogo, o jogo das “beijocas” que gosto de fazer com o meu grupo, em que o
beijo vai passando de bochecha em bochecha até voltar ao ponto de partida… a
primeira vez que o fizemos parecia que nunca tinham dado um beijo, e na
verdade, estamos juntos há quase dois anos e eu recebo muitas beijocas mas
entre as crianças era algo ainda pouco estimulado, daí uma certa desconfiança,
uns olhares de espanto… mas tal situação foi ultrapassada e já há o beijar de
modo natural. E também houve a fase dos beijos silenciosos que passaram a ter
som, o som bonito de uma beijoca bem repenicada na bochecha, o que treinamos a
tentar imitar o chilrear dos passarinhos, e nada melhor do que a canção dos
beijos (som) para treinar “ as melhores beijocas do mundo”!... não se ensina a beijar, beijamos!
ABRACINHOS, COLINHO … o abraço e o colo quase que se complementam, pois o abraço
de uma criança é do melhor que há, é de corpo inteiro! Como uns bracinhos tão
curtos (ainda) nos conseguem envolver como se nos tivessem a dar colo? Na minha
modesta opinião isso acontece porque é um abraço completo de tudo, um abraço
colo, às vezes um abraço cavalitas… mas seja de que modo for quando abraçamos
estamos a acolher o outro em nós… um abraço, o espontâneo, o verdadeiro é
aquele que parece que fala e nos diz” Estou aqui para ti!”… não se ensina a abraçar, abraçamos!
AS
EMOÇOES ESTÃO À SOLTA!
E são tantos os recursos que podemos
utilizar para estimular o Viver as Emoções:
- Canções
- histórias
- Imagens Reais
- Observações no Meio real
- jogos
- Observações no espelho
- Caixa do faz de conta
(…)
O
limite é a Imaginação, e para a Imaginação não há limites!
Mais do que ensinar, nós, referências
para as nossas crianças, devemos VIVER, com elas, momentos de Emoções, de Sentir…
e não tem mal nenhum em Sentir e em fazer parte dos nossos dias: Gosto de ti, Amor,
Abraçar, Colinho, Mimo, Beijocas… e que façam parte do seu percurso de Crescimento
para que se tornem adultos EMOCIONALMENTE saudáveis!
“ A sorte da maior
parte das crianças é terem sido bem abraçadas muitas vezes. Com base nisso
ganham confiança num mundo amigável, mas, ainda mais importante, por terem sido
abraçadas com AMOR são capazes de progredir rapidamente no seu crescimento
emocional” (D.W. Winnicott.1987.pág62)
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