sábado, 4 de maio de 2019

Como nasce um PROJETO?? (mais do que cumprir dias de calendário queremos momentos de CRESCER FELIZ!)



A CRIANÇA E O MEIO

Uma das características fundamentais das crianças é a necessidade de conhecer o seu próprio Eu, o mundo que as envolve e as pessoas que dele fazem parte. Em Creche e JI as crianças têm oportunidade de passar por várias experiências e situações que contribuem para o seu desenvolvimento emocional, físico, social e cognitivo.

As crianças começam por se conhecer a si próprias para depois compreenderem o mundo e começar a estabelecer relações sociais significativas identificando os familiares, amigos, educadores…

“… reconhecimento da criança como sujeito e agente do processo educativo, cuja identidade única se constrói em interacção social, influenciando e sendo influenciada pelo meio que a rodeia” (OCEPE.pág37)

A construção da identidade da criança dá-se em contato com o meio de que faz parte por isso é importante que, desde cedo, a criança tenha contato com a realidade circundante. O meio é constituído por espaços, tradições, costumes, histórias, artesanato, símbolos, sabores, pelas suas gentes (…) e assim deve proporcionar-se à criança experiências que a possibilitem  CONHECER e DESCOBRIR a sua terra, as suas raízes, pois isso faz parte do seu percurso de Crescimento.

Projeto “Viver Coruche, capital Mundial da Cortiça “
O Sobreiro e a Cortiça são símbolos da Vila de Coruche, a CAPITAL MUNDIAL DA CORTIÇA, fazem parte de uma paisagem única mas também da economia local, está ligada às nossas gentes e costumes, assume-se como a essência de Coruche.
Por isso mesmo faz todo sentido ser um recurso a ser valorizado no projeto pedagógico do Ninho das Corujinhas, é importante que desde cedo as crianças tenham contato com o que faz parte do meio que as rodeia, é ainda de salientar que várias famílias estão ligadas profissionalmente a este recurso, e sendo as famílias os nossos principais parceiros faz todo sentido ter em conta este aspeto.
O Projeto irá ser desenvolvido durante o mês de Maio procurando integrar, de um modo pedagógico e lúdico, a FICOR ( Feira Internacional da Cortiça) que decorrerá no final desse mesmo mês. Com este projeto pretendemos vivenciar com as nossas crianças e famílias um símbolo da nossa vila, o Sobreiro, através de atividades diversificadas e que proporcionem experiências enriquecedoras valorizando o nosso património local.



E como surge o Projeto “Viver Coruche, capital Mundial da Cortiça “?

Os projetos de sala devem partir do interesse (s) da (s) criança (s), da sua curiosidade, do meio de que fazem parte… devem ESTIMULAR à DESCOBERTA, à PARTILHA, à EXPLORAÇÃO (desde bebés até… pela vida fora)
O Projeto “ Viver Coruche, capital mundial da cortiça” surge das observações das crianças… e dessa observações fomos registando os seus interesses:
Ø Gostam do contato com a Natureza ( observado nas várias saídas ao exterior)



Ø Revelam curiosidade pelo material cortiça (nas suas variadas formas e texturas)

Ø Exploram o material de diversas formas (para uns em encaixes, outros a fazer empilhamentos…)
“ Observar o que as crianças fazem, dizem e como interagem e aprendem constitui uma estratégia fundamental de recolha de informação. “ (OCEPE.pág.15)



Em modo de planificar…

Tendo como base as observações é tempo de planificar procurando integrar as várias áreas de desenvolvimento de modo a proporcionar momentos de aprendizagem e descoberta diversificados.

“ Planear implica que o educador reflicta sobre as suas intenções educativas e as formas de as adequar ao grupo, prevendo situações e experiências de aprendizagem e organizando recursos necessários à sua realização” (OCEPE. Pág 16)



E tudo começa com ERA UMA VEZ…
A história O SOBREIRO MÁGICO
Pretendíamos uma história que contemplasse vários elementos: Sobreiro; criança; cortiça, tiragem cortiça, tiradores cortiça, fábrica, rolhas, Coruche… e assim nasce o Sobreiro Mágico… uma história simples, com sonoridade que esperamos que tenha capacidade de despertar nas crianças a IMAGINAÇÃO…
A caixa mágica… para dar “vida “ à nossa história iremos ter como recurso uma caixa com os vários elementos para que possamos estimular a descoberta com os vários sentidos…

E agora é tempo de vivermos o Projeto com os nossos pequenotes que esperamos que resulte em muitos momentos de Crescer Feliz! (vamos dando novidades)

Sem comentários:

Enviar um comentário